O tinnitus, popularmente chamado de zumbido, é um barulho "fantasma" que algumas pessoas sentem no ouvido ou na cabeça, mesmo quando não há nenhum ruído no ambiente. A percepção varia de paciente para paciente, mas, em geral, costuma ser parecido com chiados, apitos, cachoeira, o canto das cigarras ou uma panela de pressão, entre outros sons.
Embora existam várias teorias, sua formação ainda é um mistério para a ciência. No entanto, uma coisa é certa: ele não é uma doença única, e sim um sintoma de que algo não está funcionando como deveria. Estima-se que, atualmente, cerca de 90% dos casos estejam associados à perda auditiva.
O zumbido pode durar pouco tempo, permanecer por vários meses ou até ser um incômodo durante toda a vida. Do ponto de vista da extensão, é identificado pelos médicos de três formas: agudo, subagudo e crônico.
No Brasil, cerca de 17% da população (mais de 28 milhões de pessoas) sofre com esse ruído - o que representa mais do que os casos de asma, cegueira e doença de Alzheimer, por exemplo. Pensando nisso, a AudioSerra conta com uma linha específica de aparelhos que ajudam a reduzir os impactos do zumbido.
Discretos e flexíveis, os modelos da marca Signia garantem o melhor desempenho e são os únicos com a Terapia Notch disponível (veja abaixo). Trata-se de um método clinicamente comprovado, desenvolvido a partir de várias pesquisas, que se mostrou muito eficaz em pacientes com zumbido tonal, o tipo mais comum de zumbido.
ATENÇÃO: se o barulho "fantasma" durar mais de 24 horas, não hesite em buscar assistência. Quanto mais cedo consultar um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista e iniciar o tratamento, maiores são as chances de recuperação e de que o quadro não evolua para a forma crônica.
Conheça no vídeo as soluções da Signia para diminuir os efeitos do zumbido; a principal delas é a exclusiva Terapia Notch, que faz um corte na frequência do incômodo.
SONS ALTOS: danificam as células ciliadas que revestem o ouvido interno.
CERA: em excesso, pode levar ao entupimento e alterar a vibração do tímpano.
CAFEÍNA: estimula o sistema nervoso central e aumenta o risco de zumbido.
TABAGISMO: reduz o oxigênio no sangue e causa a obstrução dos vasos.
INFECÇÕES: acúmulo de líquidos provoca incômodos e a sensação de pressão na orelha.
SONO INADEQUADO: gera alterações emocionais, metabólicas e hormonais.
PROBLEMAS MUSCULARES: corpo alivia a tensão liberando substâncias que estimulam as células auditivas.
MEDICAMENTOS: ingestão de antibióticos, diuréticos, quimioterápicos e antidepressivos, entre outros.
PRESBIACUSIA: perda auditiva em pessoas idosas pode ser acompanhada de zumbido e vertigem.
Agende o seu atendimento: (22) 99919-9417 ou (22) 2528-7359
CRFa1 - PJ 14.499 | Responsável Técnica: Perla C F Silva (CRFa1 - 5495-6)
Copyright © 2024 AudioSerra Aparelhos Auditivos – Todos os direitos reservados.
Armazenamos dados temporariamente (cookies) para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência.